quinta-feira, 16 de outubro de 2008

postura empresarial


Anúncio com mulher de minissaia causa polêmica na Suécia

Essa matéria é um festival de infâmia. O Conselho Sueco de Ética Comercial contra o Sexismo na Propaganda (ERK na sigla original e o idioma sueco me parece cada vez mais peculiar) resolveu espinafrar a empresa aérea Ryanair por colocar uma mocinha com trajes diminutos e que despertam clássicas fantasias sexuais no anúncio da empresa. 

Agora, os melhores momentos da baixaria originada dessa repreensão por parte do ERK: 

- Em tom irônico, a empresa acusou o Conselho de Ética sueco de estar "fora de sintonia com a geração Britney Spears", e questionou se a agência estaria de fato refletindo a visão da maioria dos suecos.

"Temos certeza de que os sem-graça do ERK não falam pela maioria dos notoriamente liberais suecos", disse a Ryanair em um comunicado, acrescentando não ter recebido reclamações sobre as campanhas realizadas na Grã-Bretanha e Irlanda, que usaram a mesma imagem do comercial sueco.

"Os anúncios simplesmente refletem a maneira como muitas jovens gostam de se vestir. Esperamos que os integrantes do ERK relaxem um pouco", completou a nota".  (Atentem para o método Marta de resolver as coisas)

**

- Diante da evidente recusa da Ryanair em se desculpar pela campanha, a política feminista sueca Birgitta Ohlsson decidiu sair em campo para pedir um boicote dos consumidores à companhia aérea.

Em resposta, a empresa divulgou nota oficial ridicularizando os "comentários estúpidos" feitos por "Birgitta Chata Ohlsson". (Aqui, o famoso método playground do prézinho de lidar com as advenças)

**

- O porta-voz da companhia aérea, Stephen McNamara, anunciou no comunicado que vai "celebrar o sexy comercial sueco" com uma promoção especial de um milhão de bilhetes aéreos de baixíssimo custo, aproveitando a onda de interesse gerada pela controvérsia em torno dos anúncios.

"Estamos certos de que'Birgitta Chata' vai ser inundada pela enxurrada de pessoas sensatas e liberais que apóiam a determinação da Ryanair de defender os direitos de garotas e rapazes de tirarem suas roupas - se eles quiserem", afirmou o porta-voz no comunicado, acrescentando em seguida: "Vamos também mandar passagens gratuitas para 'Birgitta Chata' para que ela possa fazer uma boa pausa, relaxar e parar de pedir boicotes tolos".

**

Contrataremos.

Nenhum comentário: